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Conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgados no Dia das Telecomunicações, 90% dos brasileiros têm acesso à telefonia móvel. O levantamento revela que a maior parte da população com acesso à telefonia móvel reside em capitais e regiões metropolitanas.
Os dados também indicam que 4.363 municípios brasileiros contam com infraestrutura de fibra óptica, o que proporciona mais velocidade, estabilidade e eficiência energética em serviços de telecomunicações. A Anatel aponta que 1.300 municípios já têm acesso à tecnologia 5G, e projeta a implantação do 5G em mais 5.500 municípios. Além disso, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê a expansão da tecnologia 4G para 6.800 distritos, vilas e áreas rurais distantes dos grandes centros urbanos.
O secretário de Telecomunicações da Anatel, Hermano Tercius, destaca que a expansão dos serviços de comunicação no Brasil enfrenta desafios devido à extensão territorial do país e às áreas de difícil acesso. “Nosso principal desafio é levar conectividade de forma satisfatória e, ao mesmo tempo, melhorar outros indicadores de conectividade, como o letramento digital”, declarou.
Em março, a Anatel divulgou os resultados da sua décima edição da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida a respeito de serviços de telecomunicações, incluindo telefonia fixa, telefonia celular (pré-paga e pós-paga), internet fixa e TV por assinatura. Em 2024, mais de dois terços dos consumidores pesquisados se consideravam satisfeitos ou muito satisfeitos com a prestação do serviço de telecomunicações, de acordo com a Escala CSAT (Customer Satisfaction Score). Enquanto isso, mais de 10% dos consumidores se declararam muito insatisfeitos ou insatisfeitos.
No questionário da pesquisa, também são incluídas perguntas sobre os padrões de uso dos consumidores, tecnologia, Wi-Fi e telefone fixo.
A respeito da tecnologia das redes celulares mais utilizada, apesar da 4G ser a mais frequente, 64% dos consumidores de celular pós-pago e 67% dos pré-pago perceberam um crescimento no uso da rede 5G.
Quanto à tecnologia para a prestação do serviço de internet fixa, 78% dos consumidores utilizam a fibra ótica.
Entre os entrevistados que contratam o serviço de telefonia fixa, 16% afirmam que o telefone fixo é o principal meio para realizar chamadas de voz em casa. Esses usuários tendem a ser mais idosos, ter menor renda média e serem do sexo feminino.
Por fim, 67% dos consumidores que contratam o serviço de televisão por assinatura afirmaram usá-lo diariamente.
A pesquisa foi realizada entre julho e novembro de 2024, com 64 mil consumidores dos serviços de telefonia fixa e celular, internet fixa e TV por assinatura, clientes de Algar, BrSuper, Brisanet, Claro, GB Online, Ligga, Oi, Proxxima, Sky, Tely, Tim, Unifique, Valenet, Vero e Vivo.