Foto: Pedro Moraes / SECBA

A partir da próxima segunda-feira, dia 13, a rede estadual de ensino da Bahia abre o período de matrículas. O dia inaugural é reservado exclusivamente para pessoas com deficiência (PCD) solicitarem vagas. A matrícula é feita online, via aplicativo ou site ba.gov.br.

Para acessar a plataforma, é necessário realizar o cadastro prévio com os dados do estudante. No dia marcado para a matrícula, basta acessar a aba “Solicitar Nova Matrícula para Estudantes PCD na Rede Estadual” e solicitar a vaga.

Após concluir o processo online, o estudante ou responsável deve comparecer à unidade escolar em até cinco dias, trazendo os documentos exigidos. Estes incluem o histórico escolar (original), o RG ou certidão de registro civil, o CPF, comprovante de residência atualizado, carteira de vacinação (para alunos até 18 anos) e, no caso de estudantes PCD, o laudo ou relatório médico (não obrigatório).

A matrícula seguirá ao longo da semana, conforme o cronograma estabelecido pela Secretaria da Educação (SEC), após o atendimento exclusivo para estudantes PCD na segunda-feira, 13. Em caso de dúvidas, o Serviço de Atendimento ao Cidadão está disponível pelos números 0800 071 5353 ou WhatsApp (71) 4020-5353.

Cronograma de Matrícula 2025:

13 de janeiro: matrícula exclusiva para estudantes PCD.

14 de janeiro: transferência de estudantes da rede estadual.

15 e 16 de janeiro: matrícula de concluintes do 5º ou 9º ano do Ensino Fundamental em escola municipal para o 6º ano do Ensino Fundamental ou 1º ano do Ensino Médio em escola estadual.

17 de janeiro: matrícula para estudantes de todas as redes de ensino em todas as ofertas do Ensino Fundamental.

20 e 21 de janeiro: matrícula para estudantes de todas as redes em todas as ofertas do Ensino Médio.