Por: Bruno Pereira Foto: Levy Fernandes
A Jornada Pedagógica 2025, evento fundamental para o planejamento e aprendizado dos professores, teve início na última quarta-feira (05) e continuou na manhã desta quinta-feira (06). O evento marca o começo do ano letivo e visa preparar os educadores para os desafios e oportunidades que o ano trará.
De acordo com a Secretária de Educação, Isabel Cristina, a Jornada Pedagógica deste ano tem como foco principal a discussão e o aprofundamento de temas como Educação Antirracista, Inclusão e a garantia dos direitos dos alunos. O objetivo é promover um ambiente escolar mais justo, igualitário e acolhedor para todos. “Agora estamos na perspectiva do trabalho com a Educação Antirracista, a Inclusão e a garantia de direitos. Queremos ampliar esse trabalho, que nós começamos em 2024, mas agora de forma mais forte, a exemplo do comitê que nós criamos recentemente para tratar do plano de Educação Antirracista”. Destacou Isabel Cristina.

Foto: Gianpietro Rodrigues
Isabel Cristina abordou o problema da evasão escolar no Brasil, ressaltando que a garantia dos direitos dos alunos é a principal meta da Secretaria de Educação. “O aluno tem direito de permanecer e aprender nas escolas, essa é a nossa principal meta. A gente precisa que os alunos entrem na escola e saiam no tempo certo. A evasão ainda é um problema na educação do país”. Afirmou a Secretária de Educação.
Durante o evento, foram debatidos problemas de saúde mental que afetam crianças e jovens, incluindo o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), cuja incidência tem aumentado significativamente nos últimos anos.
Os professores contaram com a presença de um psicólogo, que compartilhou informações relevantes, auxiliando-os a lidar com alunos que enfrentam problemas de saúde mental.

Foto: Levy Fernandes
“Hoje estamos tratando do tema TDAH, o novo público que está chegando às nossas escolas, e nossa preocupação foi preparar os profissionais para lidar com esses alunos. Em parceria com a área da saúde, um psicólogo ministrou a formação para que estejam mais preparados para trabalhar com nossos alunos”. Explicou Rita de Cássia Pereira, Supervisora do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI).
Segundo a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Ana Paula Conceição, preparar os professores para lidar com transtornos mentais é de suma importância porquê da entendimento á varias pessoas que não conhecem o que é um TDAH. Além disso entender o transtorno ajuda os profissionais de educação a compreenderem o estudante. “É de suma importância, pois dessa forma o professor entenderá o estudante, e assim o aluno passará a ter uma relação mais próxima com seu professor, criando um vínculo de afetividade fundamental nesse processo”, disse Ana Paula.