Estudantes de Pojuca garantem vaga na final da Feira Brasileira de Iniciação Científica com projeto de RPG ambiental

Estudantes de Pojuca garantem vaga na final da Feira Brasileira de Iniciação Científica com projeto de RPG ambiental.

Estudantes representando a escola na etapa virtual I Foto: Divulgação

A cidade de Pojuca, tem motivos de sobra para comemorar. Alunas da Escola Municipal de Tempo Integral Professor Francisco Magalhães Neto alcançaram um feito notável ao se classificarem para a final da 10ª edição da Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), consolidando a força da educação pública local no cenário nacional da ciência.

O projeto finalista, intitulado “Um Olhar para o Futuro: O Game RPG de Conscientização Ambiental” (ID – 2466), foi desenvolvido ao longo de um ano e três meses pelas alunas Gabriele de Jesus, Dhennifer Mirella e Monique Oliveira, sob a orientação do professor Renan César das Virgens da Cruz. A proposta alia jogos e educação ambiental, ao criar um RPG (Role-Playing Game) interativo voltado para conscientização sobre questões ecológicas, de forma lúdica e envolvente.

A FEBIC, promovida pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica, é sediada em Jaraguá do Sul – SC, e tem como objetivo estimular o gosto pela ciência, pesquisa e inovação entre estudantes da educação básica de todo o Brasil. Na fase classificatória, realizada virtualmente em 26 de junho, as alunas apresentaram seu trabalho com o suporte da direção escolar, coordenação pedagógica e do orientador.

A confirmação da classificação para a etapa final, divulgada nesta quarta-feira (09), trouxe grande emoção à comunidade escolar. O projeto pojucano concorre na Categoria III – destinada a estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental – com grandes expectativas de premiação.

A fase presencial da FEBIC acontecerá de 7 a 12 de setembro de 2025, no Centro Turístico e Comercial da Expoville, em Joinville – SC, e contará com o apoio da Prefeitura de Pojuca e da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), que viabilizarão a participação das estudantes na feira nacional.

O sucesso das alunas é exemplo de que, com investimento, orientação e incentivo, a educação pública pode gerar projetos inovadores e de alto impacto social. A trajetória das estudantes é um marco para o município e serve de inspiração para outros jovens, mostrando que a iniciação científica pode transformar realidades e abrir portas para o futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *