Iniciativa completa 10 anos promovendo cultura no interior da Bahia; carreta-cinema ficará em frente ao Memorial Dona Lindu até esta terça-feira (22). I Foto: Zoom TV
Começou nesta segunda-feira, 21 de julho, em Pojuca, o Circuito Cultural Ferbasa, um projeto que há uma década leva cinema gratuito e experiências culturais a cidades do interior da Bahia. Estacionada na Rua Gomes Rabelo, em frente ao Memorial Municipal Espaço Cultural Dona Lindu, a carreta-cinema permanece no município até esta terça-feira (22), oferecendo uma programação recheada de filmes para todas as idades, pipoca, refrigerante e muito encanto.
Com uma estrutura digna das melhores salas de cinema — são 85 poltronas confortáveis, ambiente climatizado, projeção digital de alta qualidade e até bomboniere — o espaço itinerante está realizando cinco sessões diárias, às 8h, 10h, 14h, 16h e 19h. Entre os destaques da programação estão animações de sucesso como Encanto, Meu Malvado Favorito 4, Divertidamente 2, Mufasa e Moana 2. Os ingressos são distribuídos gratuitamente uma hora antes de cada sessão.
Confira a programação completa:
Segunda-feira, 21 de julho
- 8h – Patos!
- 10h – Encanto
- 14h – Dois Irmãos
- 16h – Pluft, o Fantasminha (sessão com acessibilidade)
- 19h – Mufasa
Terça-feira, 22 de julho
- 8h – Meu Malvado Favorito 4
- 10h – Robô Selvagem
- 14h – Divertidamente 2
- 16h – A Pequena Sereia
- 19h – Moana 2
Cultura como ferramenta de transformação
Realizado pela Companhia de Ferro Ligas da Bahia – Ferbasa, em parceria com o Instituto Acerte e o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, o Circuito Cultural Ferbasa já passou por dezenas de municípios baianos desde sua criação. Ao longo desses 10 anos, o projeto já impactou mais de 100 mil pessoas, com mais de 1.500 sessões de cinema gratuitas.
Em 2025, o circuito irá percorrer as cidades de Maracás, Planaltino, Entre Rios, Catu, Pojuca, Conde, Euclides da Cunha, Andorinha, Campo Formoso e Itiúba — levando não apenas entretenimento, mas também acesso à cultura e momentos inesquecíveis para comunidades que muitas vezes não têm acesso a salas de cinema convencionais.
O Circuito Cultural Ferbasa segue reforçando seu compromisso com o desenvolvimento social e cultural, democratizando o acesso à sétima arte e promovendo o direito à cultura em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos.