Após décadas de espera, moradores do bairro Los Angeles comemoram a realização do sonho da casa própria. I Foto: Zoom TV
Nesta sexta-feira (1º), Pojuca viveu um momento histórico com a entrega de 668 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). A cerimônia foi realizada no bairro Los Angeles, onde foram inaugurados os conjuntos Everaldino Guimarães, com 376 unidades, e João Assis, com 292 moradias.
O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito de Pojuca Luizinho Trinchão, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, deputados federais e estaduais, vereadores e lideranças locais. Também participaram virtualmente o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, acompanhando as entregas simultâneas também realizadas no município de Paulo Afonso e outras cidades nordestinas.

Entre os beneficiados está Sandra Souza, que expressou profunda gratidão ao receber as chaves de sua nova residência:
“Agora eu finalmente vou me livrar do aluguel e ter um lar para viver com minhas duas filhas. É um sonho realizado.”
O prefeito Luizinho Trinchão se emocionou durante seu discurso:
“É uma emoção indescritível entregar a chave de uma casa a uma família e ver a felicidade no rosto das pessoas. A mesma emoção que sentimos com o programa de substituição de casas de taipa na Zona Rural. Estas casas são construídas sobre bases sólidas, onde as famílias poderão criar seus filhos com segurança e felicidade.”
Luizinho destacou ainda a importância da parceria com o governo do estado e o apoio da Câmara de Vereadores para a concretização de ações como essa, que promovem dignidade e transformação social.
Durante a solenidade, foi assinado também um termo de compromisso para construção de novas moradias do MCMV Entidades nos municípios de João Dourado, América Dourada, Jacaraci, Iaçu e Santa Teresinha.
A entrega representa não apenas uma vitória para centenas de famílias pojucanas, mas também um marco na política habitacional da Bahia, resgatando a cidadania e a esperança de um futuro melhor.