O VI Fórum Vida no Trânsito reuniu nesta terça-feira (30) cerca de 200 participantes, entre autoridades públicas, profissionais da saúde, especialistas em trânsito e segurança viária. O encontro aconteceu no auditório do Sest Senat, na Pituba, e teve como tema “A gestão e os desafios do trânsito: perspectivas e tendências na condução de duas rodas”.
O objetivo central do evento foi fortalecer a articulação entre diferentes setores e incentivar a adoção de comportamentos mais seguros por motociclistas, categoria que concentra o maior número de acidentes graves no país.
A Superintendência de Trânsito e Transporte de Pojuca (STT) marcou presença junto com mais dois agentes no fórum. Para Fabiano Matos, Chefe de Fiscalização e Operação de Trânsito da STT, o encontro trouxe aprendizados importantes para a realidade do município.
“Foi muito produtivo, principalmente por conta da nossa realidade. Ultimamente temos registrado muitos acidentes envolvendo motocicletas em Pojuca, inclusive alguns com óbitos. Essa troca de experiências e informações é fundamental para qualificar ainda mais nossos agentes de trânsito”, destacou Matos.
O fórum foi aberto ao público e promovido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), Transalvador, Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e pelo Comitê do Programa Vida no Trânsito (PVT).
Os números preocupam
Segundo dados da gestão municipal, 76% dos acidentes de trânsito registrados nos sete primeiros meses deste ano em Salvador envolveram motocicletas. Dos 2.133 sinistros contabilizados, 1.628 tiveram participação de motos e 74 resultaram em mortes.
O secretário de Mobilidade de Salvador, Pablo Souza, reforçou o compromisso da gestão com a segurança viária.
“Estamos realizando capacitações ao longo de todo o ano, inclusive os condutores recebem um capacete novo ao final do curso. Discutimos aqui mecanismos para melhorar cada vez mais o trânsito em Salvador e cidades vizinhas. A segurança viária é um valor inegociável”, afirmou Souza.