Foto: Defesa Civil Pojuca
A atuação de uma frente fria vinda da região Sul do país provocou chuvas intensas em Pojuca e na Região Metropolitana de Salvador desde a última segunda-feira (20).
Segundo dados do Centro de Monitoramento da SESPUMA e Defesa Civil, o acumulado de chuva nas últimas 72 horas já chega a 151mm, um volume considerado elevado para o período.
Devido às condições do tempo, a Defesa Civil de Pojuca emitiu um alerta preventivo para a continuidade de chuvas moderadas a fortes, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento, com risco de queda de árvores, deslizamentos de terra e alagamentos em pontos isolados.
O secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Sheldon Lustosa, afirmou que as equipes estão atuando de forma contínua desde o início da semana para minimizar os impactos das chuvas:
“Desde segunda-feira, estamos em atividade e em estado de alerta. Já tínhamos conhecimento da previsão desde o fim de semana. As máquinas estão nas ruas e a limpeza foi intensificada. Na segunda, fizemos uma grande ação no centro, retirando areia e entulhos. A Defesa Civil está monitorando a cidade até mais tarde e seguimos com limpeza de córregos, mesmo durante a chuva. Todos permanecem bastante atentos.”
Até o momento, não foram registradas ocorrências graves. Segundo a gestão municipal, alguns pontos específicos apresentaram alagamentos, principalmente em áreas de obras ligadas à Embasa, mas as situações estão sendo monitoradas e a cidade segue sob controle.
A orientação da Defesa Civil é para que os moradores evitem áreas de risco, não se abriguem sob árvores e comuniquem imediatamente qualquer incidente pelos canais oficiais do órgão.










