Foto: ASCOM/ BA
O Consórcio Interfederativo do Litoral Norte Agreste Baiano realizou eleições para o biênio 2025/ 2026 de presidente e vice-presidente, ocorridas na sexta-feira (18). O consórcio, formado por 19 municípios em parceria com o Estado da Bahia, é fundamental para a manutenção da Policlínica Regional de Alagoinhas, que oferece atendimento especializado de saúde à região.
O prefeito reeleito de Crisópolis, Leandro Dantas, assumiu a presidência do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Alagoinhas, após ser eleito por aclamação. Como vice-presidente anterior, ele agora assume a responsabilidade de gerenciar a Policlínica, que serve 19 municípios do litoral norte e agreste baiano. A eleição contou com o apoio de aliados políticos, como Luizinho Trinchão, prefeito eleito de Pojuca, Gustavo Carmo, de Alagoinhas, Pequeno Sales, de Catu e Pedrito Cruz, prefeito de Sátiro Dias.
Os cargos de Diretoria do Consórcio foram eleitos por votação, com os seguintes resultados: presidente Leandro Dantas, e o vice-presidente Hugo de Leônidas, prefeito de Inhambupe. A gestão é realizada em parceria entre o Governo do Estado e os municípios de Acajutiba, Alagoinhas, Aporá, Araçás, Aramari, Cardeal da Silva, Catu, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itanagra, Itapicuru, Jandaíra, Ouriçangas, Pedrão, Pojuca, Rio Real e Sátiro Dias. “Em minha segunda gestão como presidente do consórcio, quero ressaltar a importância do trabalho em equipe. Nossa experiência nos demonstra que não somos capazes de alcançar metas sozinhos. Com o apoio do estado e a colaboração dos secretários municipais, estou confiante de que faremos uma gestão de excelência nos próximos dois anos.” Completa Leandro Dantas.
A Policlínica Regional de Alagoinhas visa prestar serviços de média complexidade na rede de saúde da região, ampliando o acesso ambulatorial a especialidades médicas diversas e exames. Oferece serviços como consultas especializadas e exames diagnósticos, contribuindo para:
- Melhorar o acesso à saúde;
- Fortalecer a rede SUS;
- Evitar que os pacientes precisem ir para os hospitais;
- Promover a regionalização dos serviços de saúde.
A Policlínica Regional de Alagoinhas oferece consultas clínicas especializadas, exames gráficos e de imagem, além de pequenos procedimentos.