ZOOM_TV__1_-removebg-preview (1)
ZOOM_TV__1_-removebg-preview (1)

Após interdição por neve, 500 quilos de sal são jogados na Serra do Rio do Rastro para evitar que pista congele

Divulgação/PMRv

A Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) aplicou cerca de 500 quilos de sal na pista da Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, como medida preventiva contra o congelamento causado pelas baixas temperaturas previstas para a manhã desta sexta-feira (30). Localizada em uma das regiões mais frias do estado, a rodovia havia sido interditada na quinta-feira (29) devido ao acúmulo de neve.

A operação foi realizada no fim da noite de quinta-feira, com uso de um equipamento acoplado a uma viatura da PMRv (veja vídeo acima). O sal espalhado na pista serve para evitar a formação de gelo, aumentar a aderência dos pneus e reduzir o risco de derrapagens. Além disso, o produto diminui o ponto de congelamento da água, facilitando o derretimento de possíveis camadas de gelo.

Na quinta-feira, Santa Catarina registrou a primeira neve de 2025 no Brasil. O mirante localizado no topo da serra ficou coberto por flocos, criando uma paisagem típica do inverno rigoroso. Nesta sexta-feira, o frio continua intenso, com previsão de geada na região.

A Serra do Rio do Rastro integra a SC-390, e o trecho afetado fica entre os municípios de Bom Jardim da Serra e Lauro Müller. A estrada é sinuosa, com pista estreita e curvas fechadas, onde frequentemente é necessário parar para que caminhões realizem manobras.

Além de suas belas paisagens, o local é um dos principais atrativos turísticos da serra catarinense, especialmente durante o inverno. O mirante, localizado em Bom Jardim da Serra, está a mais de 1.460 metros de altitude.

A primeira neve do ano também caiu em outras cidades da serra, como Urupema, conhecida como a Capital Nacional do Frio, e São Joaquim. O estado ainda registrou chuva congelada, fenômeno que ocorre quando os flocos de neve derretem durante a queda e voltam a congelar antes de tocar o solo. Em Urupema, a menor temperatura do dia foi de -1,3°C, registrada às 8h.

Fonte: Correio24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *