ZOOM_TV__1_-removebg-preview (1)
ZOOM_TV__1_-removebg-preview (1)

Bares e restaurantes geram empregos a taxas recorde e aumentam salários médios em um ano

Foto: Pixabay

O setor de alimentação fora do lar continua a ser um dos principais motores do mercado de trabalho no Brasil. Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada pelo IBGE, os bares e restaurantes criaram 230 mil novas vagas de emprego em 2024, com um crescimento de 4,2% em relação ao ano anterior, muito superior à média nacional de 0,8%.

Com essa expansão, o número total de pessoas empregadas no setor alcançou 5,74 milhões, o maior número já registrado na série histórica da pesquisa, iniciada em 2016. A categoria Alojamento e Alimentação, que inclui bares e restaurantes, responde por cerca de 85% das vagas de trabalho.

Os números demonstram um impacto significativo além do próprio setor. Estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP), realizado em parceria com a Abrasel, revela que, para cada 1 mil empregos gerados diretamente em bares e restaurantes, surgem 2.250 empregos adicionais em outros setores da economia, ampliando os efeitos positivos dessa expansão no mercado de trabalho.

Os bares e restaurantes são um dos setores que mais empregam no Brasil. Os números demonstram que continuamos a gerar oportunidades, mesmo diante de desafios que afetam a rentabilidade dos negócios, como a alta nos custos de insumos e o acúmulo de dívidas. Para mantermos essa tendência, é fundamental discutir o fortalecimento do trabalho intermitente e a desoneração da folha de pagamento, medidas que podem garantir o crescimento contínuo, segundo Solmucci.

Salários atingem recorde de empregados

Além da geração de empregos, os bares e restaurantes também alcançaram um avanço significativo na remuneração dos trabalhadores. O salário médio atingiu R$ 2.190, o maior já registrado, com um aumento de 5,8% em um ano. Solmucci destaca que esse resultado é um reflexo do investimento dos empresários na atração de profissionais e no aprimoramento do atendimento.

A tendência é que, com a continuidade do crescimento dos negócios, mais oportunidades de emprego sejam geradas. Além disso, a qualificação dos profissionais no setor está aumentando, com a criação de vagas em funções que não eram tão comuns, como as ligadas ao ambiente digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *