Por: Francisco Martins Fotos: Letícia Martins e Victor Ferreira
Em clima de preparação, Bahia e Vitória utilizaram escalações alternativas e fizeram seu último jogo nesta quarta-feira, 29, pela quinta rodada do Baianão, vencendo com propriedade.
O tricolor de aço enfrentou a equipe do Jequié no Estádio Municipal Waldomiro Borges e venceu pelo placar de 3×1, com gols de Erick Pulga, Everaldo (P) e Ruan Pablo para o Bahia, enquanto Tiago Souza marcou para o Jequié. Com o triunfo, o Bahia subiu três colocações e alcançou o segundo lugar na tabela de classificação.

Fonte: Letícia Martins/EC Bahia
Na escalação, foi possível observar a falta de grandes nomes do elenco, como os meio-campistas Everton Ribeiro, Cauly, Caio Alexandre e Jean Lucas, o atacante Lucho Rodríguez e o lateral Gilberto, poupados pelo técnico Rogério Ceni em função do clássico. Na coletiva pós jogo, o técnico tricolor afirmou força total para enfrentar o rival:
“Pra se jogar um BAVI, você tem que estar sempre preparado.(…) Vamos com o que nós temos de força!”, à TV BAHÊA
Já o Vitória, enfrentou a equipe do Jacobina no Estádio Manoel Barradas, goleando a equipe interiorana por 4×0. Os gols do rubro-negro foram marcados por Bruno Xavier, Fabrício Santos, Claudinho e Matheuzinho, que volta a jogar após recuperação de lesão. Com o resultado, a equipe permanece na liderança de forma isolada na tabela de classificação.

Fonte: Victor Ferreira/EC Vitória
O técnico Thiago Carpini também decidiu poupar jogadores para o clássico, dentre eles, destacam-se os zagueiros Wagner Leonardo e Neris, o volante Ronald, os atacantes Wellington Rato, Janderson e Gustavo Mosquito, além do lateral Lucas Esteves. Em coletiva de imprensa, o técnico rubro-negro demonstrou otimismo com a disponibilidade do elenco pro confronto:
“Notícia boa pra essa semana tão importante: nós vamos ter Matheuzinho, Edu de volta, hoje já trabalhou com a equipe e amanhã treina normalmente. Então a gente praticamente esvaziou o departamento médico, talvez só o Caio Vinicius, se não me falha a memória. Os demais, todos têm condições pro jogo, então, disputa em aberto pra gente escolher o que nós vamos ter de melhor…” à TV Vitória
O confronto deste sábado marca o clássico BAVI de número 500 e promete uma grande partida. O Vitória vai pra jogo com status de atual campeão baiano, enquanto o Bahia venceu o último confronto, que aconteceu pelo Campeonato Brasileiro. Ambas as equipes são amplas favoritas pra uma eventual final.