Defesas Civis da RMS participam de capacitação em Salvador para fortalecimento das ações de prevenção

Defesas Civis da RMS participam de capacitação em Salvador para fortalecimento das ações de prevenção.

Foto: ASCOM-CODESAL

Na manhã de quinta-feira (25), as Defesas Civis de cinco municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) participaram de uma capacitação do Programa de Planejamento em Estruturação de Defesa Civil (PPEDEC). O evento ocorreu no auditório da Defesa Civil de Salvador (Codesal), instituição reconhecida atualmente como referência nacional na área.

O encontro reuniu servidores de Pojuca, Candeias, Camaçari, Mata de São João e Madre de Deus com o objetivo de aperfeiçoar e fortalecer os órgãos municipais de proteção e defesa civil. A iniciativa busca ampliar a capacidade de atuação em situações de risco e reduzir perdas humanas e materiais.

A capacitação foi ministrada por técnicos da Defesa Civil, com ênfase na atuação em comunidades localizadas em áreas vulneráveis. Representando o município de Pojuca, estiveram presentes os agentes Arlindo Silva Júnior e Felipe Simões, que ressaltaram a importância da iniciativa.

“O conhecimento adquirido neste curso é muito relevante, especialmente no que se refere ao planejamento de estruturas e ao gerenciamento de desastres em comunidades. Estamos levando para Pojuca um conjunto de informações que vai ajudar a preparar a população para enfrentar situações adversas, caso venham a ocorrer”, afirmou Arlindo Silva Júnior.

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, ressaltou a importância de os municípios se estruturarem para proteger os grupos mais vulneráveis diante das mudanças climáticas. Ele lembrou ainda que a Defesa Civil de Salvador, certificada pela ONU como hub de resiliência, está pronta para colaborar na construção de cidades mais seguras.

Entre os temas discutidos, foram enfatizados:

  • a necessidade de sinergia entre os órgãos do Sistema de Proteção e Defesa Civil em cada município;
  • o fortalecimento das capacidades locais para ações de prevenção e resposta;
  • e a preparação comunitária para minimizar riscos e ampliar a resiliência em casos de emergências.

A capacitação marca um passo importante para o avanço da cultura de prevenção e segurança na Região Metropolitana de Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *