A última rodada ocorrerá no próximo sábado, às 18h30.
O Campeonato Baiano de 2025 está chegando ao fim da primeira fase, com dois times já classificados às semifinais. Neste domingo, 16, o Vitória conquistou a vaga ao vencer o Jequié, somando-se ao Bahia, que havia derrotado o Barcelona no sábado.
O Vitória lidera a competição com 18 pontos, graças a cinco vitórias e três empates. Logo atrás, o Bahia ocupa a segunda colocação com 15 pontos. O Jacuipense ainda disputa a rodada e tem a chance de se juntar aos classificados, ocupando a terceira colocação com 13 pontos.
A derrota do Jequié beneficiou os primeiros dois colocados, que, mesmo não somando pontos na última rodada, garantiram a permanência no top-4. Com isso, eles seguem em busca do título do Baianão.
Ainda sem garantir a classificação, o resultado do Jacuipense ajudou o time a se manter entre as cinco melhores equipes, o que lhe assegura um calendário nacional em 2026. Em comparação com a edição passada, o Leão do Sisal melhorou significativamente, saindo da 8ª colocação e com apenas nove pontos, para uma posição competitiva. Além disso, a equipe ainda tem chances de disputar a Copa do Brasil.
O Bahia e o Vitória buscam repetir a campanha da temporada passada, quando protagonizaram a decisão, e o Leão conseguiu o título ao vencer por 4×3 na soma dos placares. A última rodada ocorre no próximo sábado, às 18h30, e seis equipes ainda têm a possibilidade de se classificar: Jacuipense (13 pontos), Juazeirense (10 pontos), Atlético (10 pontos), Jequié (9 pontos), Barcelona (9 pontos) e Porto (8 pontos). É importante lembrar que o Jacuipense, o Carcará e a equipe de Porto Seguro ainda têm um jogo a menos, o que pode alterar a dinâmica da rodada.
O Campeonato Baiano 2025 também conheceu seu primeiro rebaixado com uma rodada de antecedência. Trata-se do Colo-Colo, que teve sua queda decretada após sofrer mais uma derrota no torneio estadual. Desta vez, a equipe de Ilhéus foi goleada por 4 a 1 pela Juazeirense, no Estádio Adauto Moraes.