Os últimos dias de maio prometem chuva no litoral da Bahia. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta para acumulados de chuva em diversas localidades, incluindo Salvador, a região metropolitana e o sul da Bahia, nesta sexta-feira (30).
De acordo com o instituto, a previsão é de 50 mm de chuva por dia nessas áreas. Os riscos de alagamentos são baixos, mas há um risco de pequenos deslizamentos.
Desde a primeira semana de maio, Salvador já registrou fortes chuvas que causaram alagamentos, deslizamentos de terra e até uma tromba d’água na Barra, um dos bairros mais conhecidos da cidade. Em 5 de maio, o volume de chuva já era equivalente ao esperado para todo o mês.
Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as chuvas que atingiram a faixa litorânea da Bahia foram inicialmente provocadas pelo sistema frontal, que ocorre quando uma massa de ar quente e úmido se encontra com uma massa de ar frio e seco. Posteriormente, um sistema de baixa pressão mantém as chuvas.
Embora os soteropolitanos possam estranhar tantas chuvas em um curto período, o Inema afirma que isso é normal para o mês de maio, considerado o período chuvoso na faixa leste da Bahia.
As cidades com alerta do Inmet incluem:
- Alagoinhas
- Camaçari
- Candeias
- Catu
- Dias d’Ávila
- Entre Rios
- Esplanada
- Itanagra
- Lauro de Freitas
- Mata de São João
- Pojuca
- Rio Real
- São Sebastião do Passé
- Simões Filho