Foto: Divulgação
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou recentemente o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, marcando o início de um novo ciclo de inscrições para o exame. As inscrições estarão abertas de 26 de maio a 6 de junho, podendo ser realizadas através da Página do Participante do Enem, no site oficial do Inep.
Um destaque importante do Enem 2025 é a possibilidade de certificação do ensino médio para participantes com mais de 18 anos que ainda não concluíram a educação básica. Para isso, os candidatos precisam obter pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento das provas e uma nota superior a 500 na redação. Essa medida visa incentivar a conclusão do ensino médio por meio de um mecanismo avaliativo transparente e justo.
As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, distribuídas em quatro testes objetivos e uma redação em português. O primeiro dia incluirá provas de redação, língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia, enquanto o segundo dia abrangerá matemática, química, física e biologia. Cada prova objetiva contará com 45 questões de múltipla escolha, e a aplicação de cada prova terá duração de 5 horas e 30 minutos.
Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, com início das provas às 13h30. As provas do primeiro dia terminarão às 19h, enquanto as do segundo dia encerrariam às 18h30. Este cronograma visa garantir que os participantes tenham tempo suficiente para responder às questões, considerando a complexidade e o volume de conteúdo abordado.
Nome Social
Durante o processo de inscrição, os candidatos têm a opção de requerer o tratamento pelo nome social, destinado a pessoas que se identificam e desejam ser reconhecidas socialmente de acordo com sua identidade de gênero. Este nome será registrado na Receita Federal, portanto, o participante deve incluí-lo nessa instituição. Travestis, transexuais e transgêneros receberão automaticamente esse tratamento com base nos dados já registrados na Receita Federal.
O candidato não precisa fornecer documentos comprobatórios para essa solicitação.
Acessibilidade
Quem necessitar de atendimento especializado deve solicitá-lo no momento da inscrição, indicando as condições que motivam a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiências físicas, auditivas, intelectuais, surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outras condições específicas.
Os recursos de acessibilidade disponíveis aos candidatos estão detalhados no edital.
Taxa de Inscrição
A taxa de inscrição para o Enem é de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), PIX, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (sujeito à disponibilidade do banco). O prazo para pagamento é até 11 de junho, sem prorrogação.
Para pagamentos via PIX, basta acessar o QR code presente no boleto.
Fonte: Agência Brasil