Redação Zoom TV | Foto: Rose Brito
A Prefeitura de Mata de São João, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), realiza nesta sexta-feira (20), a Jornada Pedagógica 2026. O encontro acontece a partir das 7h30, na Arena de Eventos do Complexo Hoteleiro Costa do Sauípe, no Litoral, e deve reunir mais de 800 educadores da rede municipal, além de gestores e autoridades do município.
Com o tema “Educar para pertencer: protagonismo, cuidado e diversidade”, a Jornada reforça o compromisso da Prefeitura com a qualidade da educação pública. O evento será um espaço de formação, diálogo e troca de experiências entre professores, coordenadores, gestores escolares e demais profissionais da educação.
A programação contará com abertura institucional, palestra da escritora e pesquisadora Bárbara Carine, que abordará o tema “Como ser um educador antirracista”, além da entrega de exemplares de livro de sua autoria aos participantes.
Durante a Jornada também serão realizadas premiações às escolas destaque no ano de 2025 e o reconhecimento dos professores embaixadores do Instituto Escolas Criativas. A programação inclui ainda momento cultural com apresentação do artista local Alan Brasil.
A iniciativa reforça as diretrizes e projeções para o ano letivo de 2026, alinhando metas e estratégias voltadas ao fortalecimento da aprendizagem na rede municipal. Essas diretrizes e ações já foram apresentadas anteriormente durante a Jornada dos Pais, promovida pela Secretaria no mês de janeiro, e agora são reafirmadas junto aos educadores.
Para o secretário municipal de Educação, Wellington Lázaro, o momento simboliza um novo ciclo de avanços. “Mata de São João vem se consolidando como referência educacional na Bahia, acompanhando o crescimento dos indicadores em âmbito estadual e nacional. Temos avançado com investimentos em formação continuada, valorização dos profissionais e melhoria da estrutura das nossas escolas. Esse encontro pedagógico representa esse compromisso coletivo com uma educação mais inclusiva, inovadora e de qualidade. Para 2026, nossa expectativa é ampliar ainda mais as ações pedagógicas, fortalecer o protagonismo dos nossos educadores e garantir que cada estudante matense se sinta pertencente e acolhido no ambiente escolar”, salientou Lázaro..










