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O Serviço de Atendimento ao Cidadão Itinerante e o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) oferecem a Carteira de Identidade Nacional (CIN) em escolas estaduais em Salvador. A primeira unidade a receber o serviço é a Escola Estadual São Daniel Comboni, localizada no bairro de Sussuarana, a partir da próxima segunda-feira (20), das 8h às 17h.
A ação, realizada em parceria com a Secretaria da Educação, também atenderá outras quatro escolas da rede estadual em Salvador: Pedro Paulo Marques e Marques, em São Cristóvão; David Mendes Pereira, em São Marcos; Barros Barreto, em Paripe; e Luiz Viana, em Brotas.
Para ser atendido, os estudantes precisam fazer um agendamento prévio na própria escola. A ação conta com a participação de 10 colaboradores da Rede SAC, que visam atender a mais de 600 alunos por escola. O objetivo é que a iniciativa alcance também escolas localizadas no interior do Estado ainda em 2025.
“A emissão da Carteira de Identificação Nacional (CIN) em escolas estaduais é um projeto de grande relevância para esse público estudantil. Com isso, os jovens passam a ter um documento padrão e unificado, válido em todo o país, incluindo uma versão digital integrada a órgãos federais. Isso favorece a inclusão e o acesso desses jovens a diversos benefícios”, destaca o diretor do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), Bruno Fróes.
A primeira via da Carteira de Identificação Nacional (CIN) é gratuita e utiliza o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para obter a carteira, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil original em mãos. Se a certidão estiver plastificada, é necessário levar também uma cópia simples.
A CIN permite a inclusão de outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual. Também podem ser incluídas informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Se houver mudança de nome na certidão de nascimento, fica valendo apenas este novo registro. A CIN também disponibiliza uma versão digital, que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão.
O documento contém um QR Code que permite a verificação da autenticidade e dos dados. A sua validade é determinada pela faixa etária do cidadão: 0 a 12 anos incompletos, com validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, com validade de 10 anos; e acima de 60 anos, com validade indeterminada.