Nova invenção na construção civil: tijolo de plástico oferece mais conforto térmico e substitui o tijolo de barro

Foto: Cibele Mojás

Com o passar dos anos, uma impressão se torna cada vez mais evidente: a Terra está se aquecendo. E essa sensação não é apenas subjetiva. De acordo com um relatório do observatório europeu Copernicus, a temperatura média global está 1,6°C acima dos níveis considerados seguros.

Diante das consequências diretas do aquecimento global, o mundo busca soluções eficazes para enfrentar as mudanças climáticas. Na construção civil, uma invenção tem chamado a atenção como alternativa aos tradicionais tijolos de barro e concreto: os tijolos de plástico, também conhecidos como tijolos verdes.

Fabricados a partir de polipropileno, essa inovação promete ser uma solução prática e ecológica para minimizar os impactos ambientais da indústria civil na construção de imóveis.

O tijolo verde é uma inovação exclusivamente com plástico reciclado

Criado para minimizar o desperdício de plástico, um dos principais poluentes do planeta, o produto visa reduzir a quantidade de resíduos nocivos ao meio ambiente. De acordo com Bruno Frederico, CEO da Fuplastic e idealizador do projeto, cada 50m² de construção feita com os tijolos da empresa retira cerca de 2,5 toneladas de plástico do meio ambiente.

Os blocos de plástico têm um peso de 500 gramas cada. Com os projetos de aviário, por exemplo, é possível retirar 15 toneladas de material. Em um contêiner, a quantidade é de uma tonelada e meia, enquanto em uma casa, a retirada pode chegar a duas toneladas e meia. Ao replicar essa lógica em escala, é possível realizar uma boa ressignificação do lixo, transformando-o em um produto útil.

Segundo a fabricante, além de serem uma opção ecológica, os tijolos de plástico também aceleram o processo de construção de imóveis. Devido à sua natureza modular, o encaixe dos blocos não exige argamassa, permitindo que os imóveis sejam montados em qualquer local e sejam expandidos conforme necessário, sem gerar resíduos.

Os tijolos de plástico proporcionam um maior conforto térmico em edifícios, oferecendo uma opção mais sustentável. Isso ocorre devido ao espaço vazio dentro do tijolo, que permite uma circulação mais eficiente do ar, mantendo a temperatura interna mais agradável.

Adeus tijolo de barro

De acordo com a Fuplastic, os tijolos da empresa possuem certificações de segurança emitidas por renomados institutos, como Falcão Bauer, Polibalbino e Instituto Lab System. Esses certificados garantem a qualidade dos tijolos em termos de peso, resistência estrutural, resistência ao fogo e à ação de fios incandescentes. Embora essas certificações ateste a segurança e a qualidade dos tijolos, seu uso como material de construção ainda é restrito a imóveis térreos, ou seja, aqueles localizados no nível do solo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *