Por Washington Silva I Foto: Zoom TV
A capital baiana se vestiu de verde e amarelo neste 7 de Setembro para celebrar os 203 anos da Independência do Brasil. Em um desfile cívico-militar grandioso e emocionante, a cidade honrou sua tradição de patriotismo e civismo, atraindo milhares de pessoas para a Avenida Sete de Setembro.
As comemorações, que marcaram mais de dois séculos daquele grito histórico de “Independência ou Morte”, começaram logo cedo, com a participação de diversos segmentos da sociedade. O desfile principal contou com a presença imponente de tropas da Marinha, Exército, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, cujas formações impecáveis foram aplaudidas por uma multidão entusiasmada.
Além das Forças Armadas, o evento teve a participação da Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica, Guarda Civil Municipal de Salvador, Polícia Rodoviária Rodoviária Federal, escolas, grupos de escoteiros, além de entidades civis.
O desfile foi um verdadeiro espetáculo de civismo e organização, mostrando a força e a união das instituições que servem e protegem a população.
Um dos destaques do desfile foi a piramide realizada pelo Grupo de Motociclistas GARRA da PMBA.
“É muito emocionante ver o patriotismo em cada detalhe, em cada banda que passa”, disse dona Lúcia, de 65 anos, que fez questão de levar os netos para a avenida.
Estiveram presentes no palanque na cerimônia o governador do estado Jerônimo Rodrigues, Comandante do 2° Distrito Naval Vice-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, o Comandante da 6ª Região Militar General de Divisão André Luiz Aguiar Ribeiro, o Comandante da Base Aérea de Salvador Coronel Aviador Vinícius Guimarães, Além do Comandante da PMBA Coronel PM Antônio Carlos Magalhães e o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia Coronel BM Aloisio Mascarenhas Fernandes. Além de outras autoridades civis e militares.
O Desfile de 7 de Setembro de 2025 em Salvador, que celebra os 203 anos de uma das datas mais importantes da história do país, foi um sucesso absoluto, reforçando a importância de manter viva a memória e os valores que construíram a nação brasileira.