Pojuca Run 2024 reúne centenas de atletas e emociona com histórias de superação e inclusão

Pojuca Run 2024 reúne centenas de atletas e emociona com histórias de superação e inclusão.

Foto: Washington Silva

Na manhã deste domingo (20), a cidade de Pojuca foi palco da 5ª edição do Pojuca Run, tradicional corrida de rua organizada pela 32ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). O evento atraiu mais de 650 corredores de diversas cidades da Bahia, que disputaram percursos de 3, 5 e 10 quilômetros pelas ruas do centro da cidade.

Profissionais, amadores, atletas PCDs e membros das forças de segurança participaram da competição, que mais uma vez destacou a força do esporte como instrumento de saúde, inclusão e inspiração.

Entre as presenças marcantes, estava a da atleta olímpica Marily dos Santos, que, mesmo sem competir este ano, fez questão de prestigiar o evento. “Fico muito feliz em ver a valorização da corrida de rua aqui na cidade. O número de participantes mostra como o esporte está crescendo e sendo reconhecido. Isso é um incentivo enorme para as futuras gerações. Que venham mais edições e que a gente continue avançando!”, declarou.

Destaques da prova

Um dos momentos mais emocionantes foi a chegada em primeiro lugar, nos 10 km masculino, do pojucano Fernando dos Santos, de 37 anos, morador do bairro Nova Pojuca. “Pra mim é muito gratificante colocar em prática todo meu treinamento e agradecer à Pojuca Run. Vim treinando bastante, tentei meu máximo. Hoje completo um ano de corrida e essa já é a nona prova que participo. Estou muito emocionado”, disse, emocionado, ao subir ao pódio.

Fernando dos Santos, 37 anos, venceu os 10 km masculino em Pojuca. Foto: Washington Silva

Outro nome local que brilhou foi o de Jeferson Santos, morador do bairro Los Angeles, que conquistou o 3º lugar geral nos 5 km masculino. “Representar minha cidade é um grande orgulho. Conquistar um pódio aqui é algo que foge às palavras. Fiz o meu melhor para representar meu povo, superando diversos desafios”, afirmou.

Atleta pojucano Jeferson Santos chegou em 3º nos 5 km masculino. Foto: Washington Silva

Mas quem arrancou aplausos e se tornou símbolo de inspiração foi o senhor Valdir, de 84 anos, morador de Alagoinhas, que completou os 10 km com vigor. Com quase quatro décadas dedicadas à corrida, ele compartilhou seu segredo: “Evitei fumo, bebida e mantenho uma alimentação balanceada. O segredo é se cuidar e nunca parar de se movimentar.”

Senhor Valdir, de 84 anos completa 10 km com energia. Foto: Washington Silva

Resultados Oficiais – Pódio Pojuca Run 2024

5 km – Forças de Segurança Feminino

  1. Maria Marta
  2. Ana Cristina Santos
  3. Geovana Ferreira

5 km – Forças de Segurança Masculino

  1. José Carlos Santos
  2. Adelino Sacramento
  3. Diego de Lima

10 km – Forças de Segurança Feminino

  1. Jozelene Nascimento

10 km – Forças de Segurança Masculino

  1. Wil Silva
  2. Wilton Machado
  3. Geomario da Silva

5 km – Geral Feminino

  1. Carla Ultra
  2. Eliane Amauri
  3. Maria Carolina

5 km – Geral Masculino

  1. Vanderlei Santos
  2. Quelmane Rocha
  3. Jeferson Santos

10 km – Geral Feminino

  1. Maria Adriana dos Santos
  2. Jaqueline da Silva
  3. Juliane Santos

10 km – Geral Masculino

  1. Fernando dos Santos
  2. Rogério Santos
  3. Anderson Gomes

Evento com impacto social e turístico

Além do aspecto esportivo, o evento movimentou a economia local, com presença de comerciantes, visitantes e famílias que acompanharam o evento desde cedo. O prefeito Luizinho Trinchão, que acompanhou a corrida ao lado de vereadores, secretários e lideranças, destacou a importância do evento:

“É um orgulho ver Pojuca ser referência em eventos que incentivam a saúde e o esporte. O Pojuca Run já se consolidou como parte do nosso calendário e continuará recebendo todo apoio da gestão”, afirmou.

Prefeito e autoridades acompanharam corrida local. Foto: Washington Silva

O capitão PM Rezende, coordenador do evento, celebrou o sucesso da edição:

“Mais uma vez cumprimos a missão com gratidão. É emocionante ver a participação, o envolvimento da comunidade e o brilho nos olhos de cada atleta. Que venha a 6ª edição!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *