Pojuca segue em alerta: chuvas ultrapassam 92 mm e Defesa Civil reforça monitoramento

Pojuca segue em alerta: chuvas ultrapassam 92 mm e Defesa Civil reforça monitoramento.

Foto: Sespuma

O município de Pojuca enfrenta mais um período de fortes chuvas. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre quinta-feira (20) e sexta-feira (21) o acumulado chegou a 92,43 mm, volume que mantém a cidade em estado de atenção devido ao risco de alagamentos e deslizamentos.

Na quinta-feira (20), somente naquele dia, o acumulado registrado foi de 89,49 mm, enquanto na sexta-feira foram 2,94 mm de chuvas esparsas. O alerta se estende para toda a região, já que mais de 340 municípios baianos estão sob aviso de chuvas intensas.

A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SESPUMA) informou que Pojuca possui áreas que historicamente apresentam maior vulnerabilidade durante períodos chuvosos, entre elas:

  • Caboclo
  • Seamar
  • Los Angeles
  • Liberdade
  • Trechos próximos a córregos
  • Vias com drenagem limitada ou bocas de lobo obstruídas

Segundo o secretário Sheldon Lustosa, equipes estão nas ruas desde o início da semana, executando ações preventivas:

“Estamos realizando limpeza e desobstrução de córregos e pontos de drenagem para reduzir o risco de alagamentos. Esse trabalho tem evitado problemas maiores na cidade.”

A Defesa Civil de Pojuca emitiu alerta preventivo para a continuidade de chuvas moderadas a fortes, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento, risco de queda de árvores, alagamentos e deslizamentos de terra. A orientação é que moradores de áreas de risco redobrem a atenção e acionem o órgão em caso de emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *