Foto: Zoom TV
A Prefeitura Municipal de Pojuca realizou, na tarde desta quinta-feira (02), a cerimônia de lançamento do Acordo de Cooperação com o Instituto Central das Creches Comunitárias, que garantirá a construção de duas novas unidades de Educação Infantil, modelo Padrão FNDE, Tipo II. O evento contou com a presença de vereadores e diversas autoridades.
O município foi contemplado por meio da parceria com o Instituto, e as novas creches serão erguidas em dois pontos estratégicos: uma ao lado da Escola Dalva Ferreira Pinto e a outra no Bairro Los Angeles.
As creches Padrão FNDE Tipo II seguem projeto nacional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e têm capacidade para atender até 188 crianças em dois turnos (matutino/vespertino) ou 94 em período integral. As unidades são projetadas para oferecer infraestrutura segura, sustentável e alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ampliando o acesso à Educação Infantil para crianças de 0 a 5 anos.
Neste ano de 2025, os vereadores Moises Monteiro e Cezinha Laudano apresentaram indicações reforçando a necessidade da construção de novas creches no município.

Lideranças destacam importância do projeto
Segundo o prefeito Luizinho Trinchao, a iniciativa atende uma demanda antiga das famílias pojucanas:
“Hoje estamos na ordem de serviço da primeira creche. Junto com a Central das Creches, aqui, ao lado do Colégio Dalva Pinto. Está no nosso plano de governo, existe um déficit realmente para as crianças, e é o Tipo II que nós estamos sendo agraciados.”
O diretor-geral do Instituto Central das Creches Comunitárias, Alfredo Santana, reforçou a dimensão do projeto:
“A Central das Creches hoje é o maior projeto educacional no Brasil. Na Bahia, fomos contemplados com 1.300 creches, em um projeto de 10 anos. E hoje temos a satisfação de chegar aos municípios para avaliar junto às Secretarias de Educação e Saúde o déficit de crianças fora da creche. Depois desse trabalho apresentado, o prefeito Luizinho Trinchao se interessou, e Pojuca está sendo contemplada.”
A vereadora Gerusa Laudano destacou os impactos sociais que as novas unidades trarão:
“As creches vão permitir justamente que mães que precisam trabalhar e não têm com quem deixar seus filhos possam contar com esse apoio. É algo que nossa cidade precisa, e como parlamentar venho apresentando essa demanda há vários anos.”
Prazo de entrega
A expectativa é que, em um período de 8 a 12 meses, a creche que será construída ao lado da Escola Dalva Ferreira Pinto seja entregue à comunidade.
A construção dessas unidades representa um avanço significativo para o desenvolvimento social e educacional de Pojuca, garantindo mais tranquilidade às famílias, inclusão social e igualdade de oportunidades.
Acompanhe essa e outras notícias no Instagram e Portal Zoom TV:










