Portal ZoomTV.com.br - Card (1)
Portal ZoomTV.com.br - Card (1)

Presidência da câmara, movimentam bastidores políticos em Pojuca

Disputa pela presidência da câmara, movimentam bastidores políticos em Pojuca

Emenda apresentada pelos vereadores: Leandro da 29, Jorge Thieres, Fábio das Virgens, Gerusa Laudano, Nenga do Sindicato, Zelito Grilo e Carlinhos do Espaço Mil, propõe a antecipação da eleição do segundo biênio da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

A eleição municipal mal terminou na cidade de Pojuca e já começam as movimentações para escolher o próximo presidente da Câmara Municipal prevista para janeiro de 2025. Os 13 vereadores eleitos, dos quais 9 foram reconduzidos, têm dois candidatos: Regi Cardoso (PODEMOS), e Leandro da 29 (Republicanos). Ambos buscam a presidência da Casa e enfrentarão uma disputa acirrada. A chapa de Regi Cardoso contará com o apoio de João Paulo como vice-presidente, Moisés Monteiro como 1º secretário e Cezinha Laudano como 2º secretário. Já a chapa de Leandro da 29, terá o apoio de dois vereadores que já foram presidentes da casa e uma ex-prefeita, Jorge Thieres como vice-presidente, Fábio das Virgens como 1º secretário e Gerusa Laudano como 2ª secretária.

Segundo o prefeito eleito, Luizinho Trinchão, a gestão municipal está acompanhando de perto a movimentação, mas não tem um candidato preferido, pois ambos os postulantes são aliados do próximo governo.

Imbróglio

No entanto, uma polêmica está criando mal-estar nos bastidores do legislativo municipal. A emenda apresentada pelos vereadores: Leandro da 29, Jorge Thieres, Fábio das Virgens, Gerusa Laudano, Nenga do Sindicato, Zelito Grilo e Carlinhos do Espaço Mil, propõe a antecipação da eleição do segundo biênio da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Se aprovado, o novo presidente será eleito no dia 1º de janeiro para o biênio 2025/2026, e em seguida será realizada uma nova eleição no mesmo dia para escolher o novo presidente para o biênio 2027/2028.

Durante a sessão extraordinária realizada no plenário da Câmara Municipal na sexta-feira (27), foram apresentadas duas novas solicitações de vistas. Segundo o vereador Moisés Monteiro (Progressistas), a Procuradoria Jurídica da Câmara informou que houve alterações na emenda, principalmente em relação à vigência, o que levou ao pedido de novas vistas.

O vereador João Paulo (PSDB) também solicitou a interrupção do processo legislativo para estudar mais a fundo o conteúdo da proposição. Em sessão anterior, o vereador Neném (AVANTE) já havia solicitado vistas para a proposta.

Durante a sessão, o vereador Jorge Thieres (PSD), questionou o novo pedido de vistas, afirmando: “Senhor presidente, a emenda foi peticionada anteriormente e teve o prazo, não foi levada ao plenário, que seria soberano para decidir sobre a emenda. Nós, vereadores que assinamos a emenda, permitimos, e a emenda será levada a pedido de vista novamente?”.

O presidente Regi Cardoso (PODEMOS) explicou que é comum pedir vistas quando há alterações no texto. Por isso, uma nova sessão extraordinária será convocada para a próxima segunda-feira (30) na Câmara Municipal.

Fonte: Zoom TV

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *