Foto: Zoom TV
Evento atraiu participantes de várias regiões da Bahia e de outros estados, consolidando o município como novo polo do cicloturismo
Ainda era madrugada de domingo (19) quando as ruas de Pojuca começaram a se movimentar ao redor do Centro de Abastecimento. Aos poucos, dezenas de caravanas de ciclistas chegavam de várias regiões da Bahia e até de outros estados para participar do 1º Circuito Oficial de Cicloturismo do município, o Rota do Juca 2025.
Entre os participantes, a moradora de Ichú, Geisa, viajou mais de 170 quilômetros para viver essa experiência. “Saímos às 3 da manhã do semiárido com quatro pessoas e nossas bikes. Foi maravilhoso! Amei a cidade, o povo e a organização do evento. O café da manhã foi incrível, e o ano que vem, com fé em Deus, estaremos de volta para o 2º Rota do Juca”, contou, entusiasmada.
Mais de 3 mil ciclistas invadiram as ruas de Pojuca, colorindo a cidade e levando energia e alegria ao percurso, que incluiu trilhas na zona rural — proporcionando aos participantes um contato direto com a natureza local.
O secretário de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, Dudu Abreu, destacou o empenho coletivo da gestão para o sucesso da iniciativa:
“Todos os órgãos da Prefeitura de Pojuca se uniram para que o evento acontecesse. Servidores, secretarias e voluntários deram o seu melhor. Entregamos o maior evento de cicloturismo da região, mostrando que nossa cidade está preparada para atrair turismo, trabalho e segurança.”
O vice-prefeito Lenivaldo Palmeira, que acompanhou parte do percurso em cima do trio elétrico, também celebrou a magnitude do evento:
“Foi incrível ver essa multidão colorindo as ruas da cidade. Fico orgulhoso em saber que nossa gestão tem a capacidade de entregar à população um evento dessa grandiosidade.”
Já o presidente do grupo Tartarugas do Pedal e coordenador do circuito, Rogério Santos, falou com emoção sobre o resultado:
“Batalhamos muito para que isso acontecesse. O cicloturismo movimenta a economia, fortalece o comércio e coloca Pojuca no mapa do esporte. Recebemos ciclistas de várias cidades e o ano que vem será ainda melhor.”
O evento contou com sorteios de brindes e uma bicicleta, além da presença de grupos culturais como o Boi de Dona Lindú, Boi de Ouro, capoeiristas, quadrilhas juninas e o grupo de samba de viola, que animaram o público.
Com a chegada das caravanas, bares, restaurantes e hotéis precisaram reforçar o atendimento para dar conta da movimentação.
O percurso passou por pontos marcantes da cidade, como Feira Livre, CEAPP, Delegacia, Castelo Branco, Memorial, Câmara Municipal, Igreja Matriz, JJ Seabra, Posto Pena, Pau D’Arco, Pojuca 2, CCS Star, Cruzeiro, Cemitério e retorno à Feira.
Realizado pela Prefeitura Municipal de Pojuca, em parceria com o Grupo Tartarugas do Pedal, o evento consolidou-se como um marco esportivo e turístico, valorizando o lazer, o bem-estar e a conexão dos ciclistas com as belezas naturais do município.
Rota do Juca 2025: uma pedalada que uniu esporte, turismo e alegria — e que já entrou para a história de Pojuca.










