Foto: Climat
O Brasil enfrentará a partir desta segunda-feira, 17, a terceira onda de calor, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As primeiras áreas atingidas serão os Estados da Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, com possibilidade de expansão para Goiás.
A massa de ar quente e seco, que já está presente nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste desde os últimos dias, ganhou força a partir do domingo, com temperaturas máximas que podem superar em mais de 5°C a média climatológica, alertou o Inmet. A previsão do instituto se estende até a próxima quinta-feira, 20.
Esta onda de calor será a terceira no País desde o início de 2025, após a primeira, em janeiro, entre os dias 17 e 23, e a segunda, em fevereiro, entre os dias 2 e 12.
O Inmet alerta para os riscos à saúde quando a temperatura máxima se mantém 5°C acima da média por período maior do que cinco dias. É fundamental que as pessoas se mantenham hidratadas e busquem áreas arejadas nas horas mais quentes do dia.
Durante a segunda onda de calor, o Inmet emitiu um aviso vermelho de grande perigo, que persistiu até o último dia 12 de fevereiro. Além disso, vários Estados do Brasil registraram altas temperaturas durante o período.