
POJUCA — O domingo (21/06) ensolarado em Pojuca ficou marcado na história cultural do município com a realização do inédito 1º Furdunço Junino. Idealizado e promovido pela Associação Força Jovem, o evento superou as expectativas ao unir resgate do São João de rua, lazer e um forte propósito social: os abadás para o arrastão foram trocados por 1 kg de alimento não perecível, e todos os mantimentos arrecadados serão destinados a famílias carentes da região.
A concentração começou na Rua Juracy Magalhães, em frente ao depósito de bebidas Bahia (próximo ao Colégio Padre João Monteis). De lá, os foliões percorreram cerca de 5 quilômetros pelas ruas do centro da cidade, contagiando moradores e ambulantes, até a finalização do trajeto nas proximidades da Praça Bartolomeu Santos.
Vitor & Diogo abrem os festejos com a força do sertanejo baiano
A mistura dos ritmos arrocha, forró e sertanejo deu o tom exato da festa. A pegada sertaneja da dupla Vitor e Diogo foi a responsável por abrir o evento. Sendo um dos principais nomes da vertente no estado, os artistas destacaram à Zoom TV que o projeto deles — que une a emoção do sertanejo à energia do Norte e Nordeste — é um reflexo de que Salvador e o interior da Bahia também produzem grandes talentos do gênero, trazendo identidade e sotaque únicos para os palcos.
Zé Allan, "O Dono da Roça", comanda arrastão de 5 km com repertório eclético
Logo em seguida, a responsabilidade de guiar o trio elétrico e arrastar o grande público ficou por conta de Zé Allan. Conhecido popularmente como "o dono da roça", o artista — que é agenciado pela PS Produções — demonstrou fôlego impressionante e muito carisma ao comandar o percurso de 5 km com um ritmo contagiante.
Antes de subir ao trio, Zé Allan conversou com a equipe da Zoom TV e não escondeu a emoção e o frio na barriga diante da grande responsabilidade de liderar a primeira edição do projeto:
"Enfim chegou esse dia! Eu ainda estou aqui com um frio na barriga, uma responsabilidade muito grande, como a gente vem falando durante a semana. Mas é uma expectativa boa, uma sensação maravilhosa. A galera já abraçou o evento, a gente já percebe que a cidade de Pojuca abraçou esse primeiro projeto, que vai ser o primeiro de muitos. E ainda mais com esse fim solidário, que é a questão do alimento. A galera abraçou pela solidariedade. Estou muito feliz e ansioso para subir no trio", declarou o cantor.
Questionado sobre a consolidação de sua carreira e o ritmo deste São João, o artista pontuou o crescimento do seu projeto audiovisual e o amadurecimento com a banda:
"Esse ano a gente vem fazendo um São João muito bom, graças a Deus. A gente vem crescendo também, não só eu como a banda em si, o conjunto. É um ano especial, o ano que inicia realmente a consolidação do que a gente vem trabalhando desde o ano passado com o audiovisual. A agenda já está lotada há alguns meses."
Sobre o segredo de seu repertório, que une o arrocha e o forró, o cantor revelou que a mistura superou suas próprias expectativas:
"A gente misturou legal. A princípio, eu rebati muito porque achei que não ia ficar legal, porém, quando a gente começou a ensaiar... até eu já viciei! Gravamos também o projeto 'Do Jeito do Zé', com faixas de forró no arrocha e ficou bacana. Foi uma mistura que deu certo."
Zé Allan, que segue com agenda cheia neste período junino, confirmou que o arrastão em Pojuca é apenas o começo de uma maratona que inclui apresentações no tradicional Arraiá do Juca (23/06), além de shows em Biribeira (Dias d'Ávila), Lagoinhas, Camaçari e Salvador.
Com o comércio aquecido e o sentimento de comunidade fortalecido, o 1º Furdunço Junino despede-se deixando a promessa de retornar nos próximos anos como peça-chave do calendário cultural e solidário da região.

